Bom, sem dúvida alguma esse é o trecho mais difícil do caminho, é o dia em que se sobe a Serra de Luminosa (Brazópolis). Saí de Paraisópolis às 07:15, em função do café da manhã! Recomendo que a saída seja mais cedo, pois, em caso de algum contratempo a chegada em Campista "não ficará" comprometida. Apenas reforçando, Campista é um distrito/bairro de Campos do Jordão (SP).
Após 5 hrs de caminhada cheguei até Luminosa (MG), mais uma das "cidades vilarejos" pelas quais passamos! Comi na padaria da cidade (2 coxinhas) e voltei a caminhar. Confesso que estava muito preocupado com o horário, uma vez que já tinha em mente (quer dizer, achava que tinha em mente - risos) o difícil caminho que enfrentaria pela frente!
Saindo de Luminosa (MG) caminha-se uns 4 Km até chegar na pousada da Dona Inez, lugar maravilhoso, talvez a vista mais bela que meus olhos puderam contemplar! Por lá carimbei minha credencial, me servi de água fresca e cristalina que brotava da própria montanha. Já era mais de 13:10 o que me despertava certa apreenção e o que levou a Dona Inez a me recomendar que não caminhasse no escuro!
Já abastecido com muita água fresca e orientado pela Dona Inez, comecei a subida da serra! E que subida! Olha, a altimetria já mostrava que seria quase uma escalada e realmente é o dia em que os limites são testados.
Se puder deixar uma dica, deixo a mesma que me foi dada, - Não caminhem a noite! - Tenha o controle sobre sua performance e disposição, porém uma referência fácil é a de não sair da pousada da Dona Inez depois das 13:00 hrs! A mata ao longo da serra é muito fechada e o tráfego de pessoas é quase nulo! Lanterna ajuda? Eu não precisei usar a minha, mais não acredito que ela ajudaria muito (mata muito fechada) e tem a questão da temperatura, mata fechada = temperatura baixa (queda abrupta de temperatura ao entardecer) ainda mais nos meses de maio, junho e julho!
Enfim, após a longa subida e já com certa dor na coxa esquerda e no joelho direito, cheguei ao meu destino, a pousada Barão do Montês, por lá logo encontrei o Márcio, que já providenciou tudo que se precisa após um longo dia de caminhada, abrigo e comida quente.
A pousada é um local que emana uma grande sensação de paz e tranquilidade!
Vídeo:
Um comentário:
Luminosa não é uma "cidade vilarejo" como mencionado no texto. Luminosa é um distrito da cidade de Brazópolis.
Grande abraço
Postar um comentário